Conceitos Básicos De Segurança Contra Incêndio

· 3 min read
Conceitos Básicos De Segurança Contra Incêndio

"@context":"https://schema.org/","@type":"Store","name":"A5S LAUDOS E ENGENHARIA","image":[" <a href="https://www.a5s.com.br/">https://www.a5s.com.br/</a> wp-content/uploads/2021/03/a5s-logo-secundaria.png"],"priceRange":"$","servesCuisine":"Brasil","telephone":"+551198788-8954","address":"@type":"PostalAddress","streetAddress":"Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, 1136","addressLocality":"Brasil","addressRegion":"BR","postalCode":"05640-001","addressCountry":"BR"
No entanto, o responsável deve sempre verificar o nível da bateria para que o dispositivo possa executar suas funções quando necessário. Além disso, o uso contínuo na tomada durante o carregamento pode causar superaquecimento, porque o uso aquece o telefone e carrega, e o risco também aumenta. Os cilindros devem ser armazenados fora das instalações, devem ser substituídos e frequentemente verificados quanto a possíveis vazamentos de odores ou ruídos, além disso, os cilindros novos devem ser mantidos livres de amassados ​​ou ferrugem. Além disso, a manutenção da rede elétrica é uma prática raramente praticada, o que resulta em redes muito antigas incapazes de suportar as cargas recebidas devido ao uso de alta tecnologia atual. Somente o alvará dos bombeiros afirmando que o local está com o PPCI regulamentado e atualizado impede a fiscalização de aplicar multas ao dono do estabelecimento, bem como a receber indenização de seguradoras, caso o proprietário tenha pagado pelo benefício. O responsável pela preparação do PPCI deve visitar o prédio ou área de risco para se familiarizar com sua estrutura, características ocupacionais e de pessoal, recursos e conteúdo existente.




Por fim, uma equipe deve realizar uma visita técnica para avaliar se as medidas sugeridas no projeto técnico funcionam adequadamente. Assim, com a implementação, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado ao local para realizar vistoria e então liberar o funcionamento. Entendendo as exigências, ainda na planta, deve-se apontar onde serão as saídas de emergência, a localização de extintores, luzes de emergência e demais equipamentos de extinção do fogo, sinalização de  placas e outros equipamentos. Com isso, o responsável pelo edifício  ou pela elaboração do documento deve consultar as normas regulamentadoras que se aplicam ao tipo e finalidade da edificação, para então seguir os próximos passos. A elaboração do plano deve ser feita por um profissional habilitado, com formação superior e credenciamento no CREA, para estar apto a realizar a ART, conforme já citamos acima.

Norma Regulamentadora No 23 (nr- : Proteção E Combate Contra Incêndios


Elaborar esse documento deve considerar as características de cada empresa e do contexto em que ela está inserida. No entanto, existem 4 elementos que devem estar sempre presentes, porque ajudam a criar um plano de emergência mais eficiente. Mesmo assim, é recomendado criar o plano de emergência e contar com pessoas capacitadas a colocá-lo em prática. Assim, o intuito maior é elaborar e organizar os procedimentos para situações  emergenciais. É síndico e precisa de ajuda com os laudos e questões técnicas na prevenção a incêndio no condomínio?

  • Por isso, é dever o cuidado com a manutenção correta de todas as instalações, bem como ter plano de ação para situações emergenciais.
  • Essas atividades devem ser realizadas de acordo com o treinamento específico dado aos integrantes das equipes de emergências, de acordo com a ABNT NBR 14276, para os brigadistas e, quando aplicável, de acordo com a ABNT NBR 14608, para bombeiros civis.
  • No último artigo do blog falamos um pouco sobre a importância das instituições de ensino.
  • Esse dispositivo facilita a ação dos bombeiros, já que através dela fica mais fácil chegar a área de risco e apagar o fogo com rapidez e agilidade.
  • De acordo com essa norma todo e qualquer local em que estão situadas uma ou mais edificações ou áreas para serem usadas para determinados eventos ou ocupação deverá ter seu plano de emergência.


Deve ser uma constante preocupação para gestores de qualquer tipo de edificação, especialmente em instituições de ensino, onde existe um fluxo muito grande de pessoas, incluindo crianças e jovens. As instituições de ensino devem estipular critérios de segurança específicos, sempre considerando as peculiaridades do local, ou seja, um plano de prevenção e combate a incêndios que serve para uma instalação, não necessariamente servirá para outra. Esse profissional vai adotar e implantar todas as medidas de segurança que são necessárias para a prevenção de casos de incêndio. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros irá analisar as medidas e caso atendam às exigências, fará a aprovação do documento. No Plano devem constar todas as medidas e rotas adotadas em uma construção e identificar as ações a serem tomadas em casos de incêndio e outras situações de emergência.

Plano De Prevenção E Combate A Incêndios: Qual A Importância?


Aqui você confere uma seleção exclusiva de conteúdos para você ficar por dentro das novidades de alarmes, detectores de incêndio e muito mais.  O PCI é obrigatório por lei em muitos países e pode ser exigido por órgãos disciplinares, seguradoras, clientes e até por investidores. No Brasil, em muitas prefeituras, é exigido para emissão de documentações importantes da construção civil, como por exemplo, o alvará de construção. Representação dos elementos de prevenção na planta arquitetônica, tudo isso sob orientação, revisão e assinatura de um Engenheiro ou Arquiteto formado.